Observar não é tão Fácil como Parece!
Posted by By Olheiro at 20 junho, at 02 : 09 AM Print
Observar não é tão Fácil como Parece!
Captação de atletas, enxergar novos talentos, observar futuros craques, garimpar diamantes. Todas essas definições vêm na cabeça de uma forma bem legal e também soa muito bonito, mas isso pode desvalorizar a função e parecer ser simples mais não é.
A observação é uma atividade complexa, bons observadores não se baseiam apenas em seu conhecimento empírico, mais sim em uma analise minuciosa que vem desde aspectos físicos, técnicos e comportamentais (dentro e fora de campo). O observador além de sua expertise esta sempre munido de anotações, relatórios, automatizações (poucos mais já se iniciou no Brasil), nunca esquecendo de seu mapa mental focando sempre nas necessidades que o mesmo contem dentro de casa. Em uma observação não é apenas encontrar o melhor! Nem sempre o melhor é o selecionado, existem limitações nos clubes, o Brasil é um país enorme, quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Esse filtro é obrigatório, já existe muita qualidade dentro do clube para um garoto ser selecionado em uma peneira, ele deve ter um nível técnico, igual ou superior a um atleta que já se encontra na categoria de base do clube, incumbido ao observador da responsabilidade de escolha.
Rotina de viagens intensas, falta de tempo hábil para observação e análise, contra tempos naturais (chuvas, calor acima do normal, frio intenso em dias de avaliações), adaptação de acordo com a região. A calibração constante de dentro do clube e de diferentes categorias do mesmo, para nunca esquecer o que realmente o clube esta necessitando em material humano.
O entendimento de pessoas é extremamente necessário, e hoje já vem sendo trabalhado na nova geração de captadores. O captador tem o papel muito importante na vida de um futuro atleta, que acima de tudo é uma “criança”, da mesma forma que é dada a importância em aprovar um futuro atleta para um período de avaliação do clube, deve ser dada ainda mais importância aos reprovados nas avaliações, o mesmo deve frisar os reais motivos e escolher as melhores palavras.
por
Guilherme Lima