Observar não é tão Fácil como Parece!

Posted by By at 20 June, at 02 : 09 AM Print

Observar não é tão Fácil como Parece!

Captação de atletas, enxergar novos talentos, observar futuros craques, garimpar diamantes. Todas essas definições vêm na cabeça de uma forma bem legal e também soa muito bonito, mas isso pode desvalorizar a função e parecer ser simples mais não é.

A observação é uma atividade complexa, bons observadores não se baseiam apenas em seu conhecimento empírico, mais sim em uma analise minuciosa que vem desde aspectos físicos, técnicos e comportamentais (dentro e fora de campo). O observador além de sua expertise esta sempre munido de anotações, relatórios, automatizações (poucos mais já se iniciou no Brasil),  nunca esquecendo de seu mapa mental focando sempre nas necessidades que o mesmo contem dentro de casa. Em uma observação não é apenas encontrar o melhor! Nem sempre o melhor é o selecionado, existem limitações nos clubes, o Brasil é um país enorme, quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Esse filtro é obrigatório, já existe muita qualidade dentro do clube para um garoto ser selecionado em uma peneira, ele deve ter um nível técnico, igual ou superior a um atleta que já se encontra na categoria de base do clube, incumbido ao observador da responsabilidade de escolha.

Rotina de viagens intensas, falta de tempo hábil para observação e análise, contra tempos naturais (chuvas, calor acima do normal, frio intenso em dias de avaliações), adaptação de acordo com a região.  A calibração constante de dentro do clube e de diferentes categorias do mesmo, para nunca esquecer o que realmente o clube esta necessitando em material humano.

O entendimento de pessoas é extremamente necessário, e hoje já vem sendo trabalhado na nova geração de captadores. O captador tem o papel muito importante na vida de um futuro atleta, que acima de tudo é uma “criança”, da mesma forma que é dada a importância em aprovar um futuro atleta para um período de avaliação do clube, deve ser dada ainda mais importância aos reprovados nas avaliações, o mesmo deve frisar os reais motivos e escolher as melhores palavras.

por

Guilherme Lima

ARTIGOS, FUTEBOL , , , , , , , , , , ,

Related Posts

Post Your Comment

Nossa Missão

Missão: Captar, revelar e realocar talentos novos e já existentes no mercado esportivo de forma prática e rentável. Visão: Tornar-se referência na captação e prospecção de atletas no mercado nacional. Valores: Transparência na forma de trabalho. Preocupação com o bem estar do atleta. Foco e agilidade em soluções ao afiliado.

Siga-nos

Caléndario

November 2017
M T W T F S S
« Jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
UA-17252160-2