O processo de avaliação para atletas de futebol(Psicologia)

Posted by By at 20 May, at 14 : 28 PM Print

O processo de avaliação para atletas de futebol(Psicologia)

             

 

Ansiedade, medo e nervosismo são sintomas comuns em atletas que participam de um processo de avaliação. Não é fácil ter que mostrar seu futebol para avaliadores e encarar centenas de meninos com o mesmo sonho: ser jogador de futebol.

Cada vez mais as chamadas “peneiras” reúnem garotos que buscam um contrato profissional com algum clube grande, porém, hoje em dia não é só o seu desempenho dentro de campo que é analisado.

Com a modernização do futebol brasileiro, os clubes hoje buscam atletas que estejam preparados tecnicamente, fisicamente e psicologicamente. Um avanço para um país que apenas utilizava os chamados “Olheiros” como referencial para uma possível contratação. Desta forma, o adolescente que deseja ingressar em algum clube grande, deve saber que precisa estar preparado em todas estas instâncias e não apenas jogar bem.

Ao solicitar uma avaliação, os clubes definem perfis de atletas que encaixariam em seus elencos. Muitos atletas que tem seu desempenho acima da média durante a peneira não são aprovados, pois têm em seus perfis características consideradas negativas pelos clubes, por exemplo: Gostam de sair muitas noites para baladas, bebem, fumam ou abandonaram a escola por causa do futebol. Entre outros.

O processo de avaliação esportiva para clubes hoje em dia possui uma série de profissionais envolvidos: Psicólogo, Fisioterapeuta, Educador físico, Analista de desempenho, Nutricionista. Etc. Se o atleta não estiver preparado para esse tipo de processo, não adianta apenas jogar bem na “peneira”.

É importante que os pais dos candidatos a craques estejam cientes de como funciona o processo de avaliação que seus filhos irão passar, desta forma, fica mais fácil para que os pais possam auxiliar seus filhos. Ser jogador de futebol não é uma atividade simples. É preciso entender que existem regras e rotinas que devem ser respeitadas para que o garoto consiga atingir sua melhor performance. É também uma carreira curta, por isso é importante conciliar o futebol com os estudos, de forma que o menino consiga ter outras opções de profissão. Estar junto com os filhos e demonstrar apoio é essencial, a chance dele apresentar um bom desempenho é muito grande quando sabe que os pais estão ao seu lado e apoiam sua decisão.

Esforço e dedicação, os segredos para o sucesso!

 

Escrito por: Francisco Purcotes Júnior – Psicólogo – CRP 08/17155 – purcotes@hotmail.com – (41) 9917-0350

ARTIGOS, FUTEBOL , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Related Posts

Post Your Comment

Nossa Missão

Missão: Captar, revelar e realocar talentos novos e já existentes no mercado esportivo de forma prática e rentável. Visão: Tornar-se referência na captação e prospecção de atletas no mercado nacional. Valores: Transparência na forma de trabalho. Preocupação com o bem estar do atleta. Foco e agilidade em soluções ao afiliado.

Siga-nos

Caléndario

January 2018
M T W T F S S
« Jun    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
UA-17252160-2