Conheça os principais jargões do MMA e seus significados

Posted by By at 14 August, at 14 : 27 PM Print

Conheça os principais jargões do MMA e seus significados

O MMA (Mixed Martial Arts) virou uma febre! E para você não comer bola ou ficar boiando nas conversas com os colegas e fãs do esporte, separamos aqui os principais jargões utilizados no mundo do MMA.

 

Mata leão

Golpe no qual o lutador, posicionado nas costas do adversário, asfixia o rival com os braços. Um dos membros envolve o pescoço enquanto se apoia no bíceps do outro braço, que empurra a cabeça do oponente para frente aumentado a  pressão do golpe.

 

Triângulo

Golpe com que o lutador, com as costas no chão, asfixia o rival com as pernas. Para isso, o atleta fecha uma espécie de cadeado entre o pescoço e uma das axilas do oponente. Não é tão difícil quanto parece: uma das pernas passa do lado do pescoço do adversário e encontra a parte de trás do joelho da outra.

 

Ground and Pound

Criado por Mark Coleman, o ground and Pound nada mais é do que uma tática de luta que consiste em derrubar e bater no adversário quando ele ainda esta no chão. Devido a força à habilidade de um wrestler derrubar, o ground and Pound é confundido um estilo de jogo de acordo com a frenquencia com que é usado pelos atletas.

 

Wrestler

Wrestler é o nome dado ao praticante de wrestling, ou seja, luta olímpica, conhecida como Greco-romana, no Brasil.

 

Octógono

É uma espécie de ringue de oito lados com 9,14m de diâmetro. É a marca registrada do UFC, criada pelos antigos donos do evento Rorion Gracie e Artis Davis, que enxergaram a “jaula” uma maneira de impedir que os lutadores fugissem durante a luta.

 

Guarda

Guarda é a posição de defesa, tanto em pé quanto no chão. Quando o combate se desenvolve em pé, a guarda é a posição das mãos a frente do rosto do lutador. No chão, o adversário que está de costas “faz guarda” ao colocar o rival por entre suas pernas, impedindo que ele chegue a montada.

 

Montada

Esta é a posição de maior vulnerabilidade do lutador. Para isso, o adversário tem que passar pela sua guarda e se posicionar por cima, praticamente deitado sobre ele.

 

Clinch

É o momento em que os atletas fazem a “esgrima”(ficam abraçados), no centro do octógono ou apoiados na grade. Esse momento é importante, pois é usado tanto para golpear como para manter o controle do combate com quedas.

 

3 tapinhas

É o momento em que o lutador é finalizado, não tem mais chances de sair de um golpe aplicado pelo oponente, e desiste do combate batendo com as mãos, ou pés, no tatame.

 

Ganho ou Uppercut

Golpe desferido de baixo para cima com as mãos, usado normalmente para atingir o queixo do adversário, ou até mesmo o corpo.

 

MMA

Sigla que significa Mixed Martial Artes(Artes Marciais Mistas), esporte de combate que engloba diversos estilos de artes marciais. Comumente o MMA é confundido com o UFC, que, na verdade é a maior organização da modalidade.

 

Sparring

Sparring é uma peça fundamental no treinamento de um lutador. É ele o responsável por simular os golpes e habilidades do próximo adversário do seu parceiro de treinos na academia.

 

Trocação

Momento em que luta se desenvole em pé, apenas com trocas de golpes, sem quedas ou finalizações. É na trocação que ocorrem os nocautes mais marcantes do MMA.

 

Pride

Lendário evento de MMA Japonês que revelou ao mundo astros das artes marciais como Wanderlei Silva, Rodrigo Minotauro, Cro Cop e Fedor Emelianenko. Em 2007, o evento faliu e a maioria de seus atletas passou a competir no UFC.

 

Arm lock

Chave de braço mais conhecida nas artes marciais. Basicamente o lutador finaliza o rival empurrando a articulação de seu cotovelo no sentido contrário com a força do quadril.

 

Leg Lock

Um leg-lock, ou chave de perna, possui muitas variáveis. Joelho reto, torção de joelho, calcanhar, tornozelo ou chave de pé são algumas maneiras de finalizar o oponente.

 

Double-Leg

É  a queda mais usada no MMA, e tem origem na luta Greco-romana. Consiste em agarrar as duas pernas do adversário, ergue-lo e arremessá-lo de costas no chão.

 

Referência: portal r7

ARTES MARCIAIS, ARTIGOS , , , , , , , , , , , , , , ,

Related Posts

Post Your Comment

Nossa Missão

Missão: Captar, revelar e realocar talentos novos e já existentes no mercado esportivo de forma prática e rentável. Visão: Tornar-se referência na captação e prospecção de atletas no mercado nacional. Valores: Transparência na forma de trabalho. Preocupação com o bem estar do atleta. Foco e agilidade em soluções ao afiliado.

Siga-nos

Caléndario

January 2018
M T W T F S S
« Jun    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
UA-17252160-2