Características especificas em diferentes posições no futebol

Posted by By at 23 June, at 14 : 02 PM Print

Características especificas em diferentes posições no futebol

O futebol é uma das modalidades esportivas que apresenta a maior dificuldade para a sua caracterização com relação ao esforço físico requerido apresentando características particulares em cada movimento.

    O futebol é um jogo extremamente complexo do ponto de vista fisiológico, com ações específicas que evidenciam um tipo específico de esforço de grande diversidade e que, em termos metabólicos, utiliza-se de fontes energéticas claramente distintas. Então o jogador de futebol, dada à natureza intermitente do seu esforço e ampla faixa de intensidades que o caracteriza, tende privilegiar no seu treino aspectos tão distintos como o desenvolvimento da força explosiva, da velocidade, da resistência anaeróbia e da resistência aeróbia (SANTOS; SOARES, 2001).

    Para Barbanti (1996) o futebol é uma modalidade esportiva intermitente, com constantes mudanças de atividades, além das mudanças entre repouso e períodos de baixa e alta intensidade, variam com a forma individual de jogar; esta se encontra intimamente ligada com a posição do jogador em campo. A imprevisibilidade dos acontecimentos e ações durante uma partida exige que os atletas estejam preparados para reagir aos mais diferentes estímulos, da maneira mais eficiente possível.

    Existem características fisiológicas especificas para o futebol; as posições também apresentam características e demandas fisiológicas diferenciadas que variam com a taxa de trabalho de cada posição (BARBANTI, 1996).

    De acordo com Barros Neto (2002) não há apenas um modelo de desempenho atlético que sirva para descrever as ações em campo de típico jogador de futebol, mas sim vários modelos, com características bem distintas conforme a posição em que o esportista atua. A especificidade crescente das tarefas executadas em cada função do futebol moderno: atacantes, meio-de-campo com funções ofensivas, volantes com ações mais defensivas, lateral que cobre um dos lados do campo, zagueiro e goleiro, requer jogadores com qualidades físicas nitidamente diferentes.

    Balikian et al (2002) relata que o deslocamento dos jogadores durante as partidas é determinado pelo sistema tático da equipe e posicionamento do jogador em campo, sugerindo que dependendo da função tática que exerce no time, cada jogador possui um nível de solicitação metabólica, que consequentemente gera adaptações diferenciadas nos processos de produção de energia.

    Para Santos Filho (2002) as características próprias do futebol, apresentam um nível heterogêneo das capacidades físicas e da tipologia física de cada jogador variando conforme cada posição no jogo, como goleiros e os zagueiros que geralmente são mais altos do que os jogadores de outras posições.

    Melo (1997) define que os atletas de futebol possuem características físicas especificas por posição.

    Santos Filho (2002) define cada posição com características físicas, técnicas, táticas e psicológicas:

Quadro 1. Dados referentes às características especificas dos goleiros.

Goleiros

Características físicas: elasticidade, flexibilidade, resistência, equilíbrio, coordenação, velocidade de reação e agilidade.
Características técnicas: visão panorâmica, firmeza, habilidade com a bola, caídas, rolamentos, recuperação e reposição de bola com as mãos e pés.
Características táticas: posicionamento, comando, entrosamento com os companheiros, reposição de bola em tiros de meta ou com a bola em jogo.
Características psicológicas: liderança, coragem, concentração, responsabilidade, atenção, determinação, tranqüilidade e confiança.

Quadro 2. Dados referentes às características especificas dos laterais.

Laterais

Características físicas: resistência, velocidade, coordenação e agilidade.
Características técnicas: desarme antecipação, domínio de bola, domínio de espaços, precisão, nos passe e cruzamentos e recuperação.
Características táticas: entrosamento com os companheiros, noção de cobertura e colocação.
Características psicológicas: coragem, determinação, agressividade, iniciativa e o controle emocional.

Quadro 3. Dados referentes às características especificas dos zagueiros.

Zagueiros

Características físicas: resistência, força, coordenação, flexibilidade, impulsão e agilidade.
Características técnicas: cabeceio, manejo de bola, antecipação, desarme e entrega de bola.
Características táticas: entrosamento com os companheiros, sentido de cobertura e domínio de espaço.
Características psicológicas: liderança, determinação, coragem, maturidade, tranqüilidade, controle emocional e decisão.

Quadro 4. Dados referentes às características especificas dos meias.

Meias

Características físicas: resistência aeróbia, força, coordenação, agilidade e velocidade de reação.
Características técnicas: desarme antecipação, recuperação, habilidade com a bola, visão panorâmica e de profundidade, drible ofensivo, passe, sentido de penetração e de cobertura.
Características táticas: entrosamento com os companheiros, visão de jogo, domínio de ataque e defesa, sentido de penetração e cobertura.
Características psicológicas: combatividade, determinação, poder de decisão, coragem e persistência.

Quadro 5. Dados referentes às características físicas especificas dos atacantes.

Atacantes

Características físicas: força, resistência, impulsão, agilidade, coordenação e velocidade de reação.
Características técnicas: manejo de bola, cabeceio, drible em profundidade, penetração, finalização e visão panorâmica.
Características táticas: colocação, entrosamento com os companheiros, noções de impedimento e criação de espaços, movimentação e finalização.
Características psicológicas: coragem, agressividade, personalidade, iniciativa, determinação e decisão.

Fonte: http://www.efdeportes.com/

ARTIGOS, FUTEBOL , , , , , , , ,

Related Posts

Post Your Comment

Nossa Missão

Missão: Captar, revelar e realocar talentos novos e já existentes no mercado esportivo de forma prática e rentável. Visão: Tornar-se referência na captação e prospecção de atletas no mercado nacional. Valores: Transparência na forma de trabalho. Preocupação com o bem estar do atleta. Foco e agilidade em soluções ao afiliado.

Siga-nos

Caléndario

January 2018
M T W T F S S
« Jun    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
UA-17252160-2